O município de Conceição do Coité, localizado na região sisaleira, foi contemplado com o Selo Unicef (Edição 2021–2024). Na Bahia, dos 417 municípios, apenas 236 aderiram ao projeto e 69 conseguiram a premiação. A cerimônia de certificação aconteceu nos dias 16 e 20 de dezembro. A secretária de Saúde Adriana Mota e de Assistência Social, Vanusa Oliveira foram as representantes de Coité além, de outros colaboradores do município.
“O prêmio é uma prova de que os direitos das crianças e dos adolescentes foram garantidos em Conceição do Coité”, disse entusiasmada Adriana.
Vanusa ainda expressou sua gratidão aos colaboradores pela aquisição do Selo Unicef.
“Obrigada aos secretários, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), principalmente ao prefeito Marcelo, que acreditou e apoiou a nossa ideia”, agradeceu Vanusa.
O Selo Unicef é um reconhecimento internacional de que o município conseguiu melhorar políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, em, pelo menos, três indicadores de saúde, educação e proteção contra a violência. Entre os indicadores desta edição, estão o empenho em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação, da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Redação
Fotos: Ascom/Coité