Coité: Prefeito responde indicação do vereador Léo do Sindicato em construir banheiros na Praça da Quadra. Saiba o que o gestor disse!

Após a indicação do vereador Léo do Sindicato (PSD), que foi aprovada por unanimidade pelos legisladores,  com o objetivo de construir banheiros no bairro da Quadra, o prefeito de Conceição do Coité, Marcelo Araújo, enviou uma nota ao Portal Raízes na noite desta sexta-feira (21).

Léo do Sindicato-vereador

Conforme o prefeito, a “prefeitura entende que não justifica a construção de banheiros públicos na Praça do Bairro da Quadra, mantendo o planejamento urbano voltado para a real necessidade dos cidadãos”.

Prefeito Marcelo Araújo 

Ele afirma que, quando projetou, com sua equipe, a construção desse empreendimento, considerou, além dos aspectos técnicos, o que se pratica nas principais cidades e centros urbanos de todo o mundo.

Confira na íntegra: 

O próprio prefeito fez questão de responder sobre esse questionamento. Ele afirma que, quando projetou, com sua equipe, a construção desse empreendimento, considerou, além dos aspectos técnicos, o que se pratica nas principais cidades e centros urbanos de todo o mundo! Nas principais cidades mundo afora, na sua imensa maioria, esses empreendimentos não contemplam banheiro público! E as razões são óbvias:

1) Baixa necessidade da estrutura no local. 

A praça está situada em um bairro exclusivamente residencial, frequentada majoritariamente por moradores da própria comunidade, que têm fácil acesso aos sanitários de suas próprias residências. Além do que, a ideia do prefeito é replicar esse tipo de projeto em outros bairros, como Cidade Jardim, Casas Populares e Alto de São João, o que permitirá que as famílias tenham áreas de lazer e de convivência próximas às suas residências.

2) Impacto na infraestrutura da praça. 

A praça já conta com espaços estruturados para lazer, como quadra de vôlei, pista de skate e parquinho infantil. A instalação de banheiros públicos exigiria a destinação de uma área significativa da praça para essa finalidade, reduzindo espaços voltados ao lazer e à convivência da comunidade.

3) Custo de manutenção e segurança. 

Além da construção, banheiros públicos demandam custos contínuos com limpeza, segurança e manutenção, o que impactaria no orçamento municipal sem uma contrapartida que justificasse tal investimento. Em locais onde há grande fluxo de pessoas, como feiras livres e terminais de transporte, a presença de banheiros públicos se torna essencial. No entanto, em praças estritamente residenciais, essa estrutura não se mostra prioritária.

4) Foco em investimentos prioritários. 

A gestão municipal trabalha para garantir que os recursos públicos sejam aplicados eficientemente, priorizando demandas essenciais da população. O orçamento da Secretaria de Infraestrutura já contempla melhorias na urbanização e manutenção de espaços públicos, e há outras demandas urgentes que requerem atenção imediata.

Por esses motivos, a Prefeitura entende que não justifica a construção de banheiros públicos na Praça do Bairro da Quadra, mantendo o planejamento urbano voltado para a real necessidade dos cidadãos.

Assessoria.

Redação Portal Raízes

Foto: Divulgação

Compartilhe:

Sobre

O Portal Raízes é a sua porta de entrada para as notícias mais relevantes do interior baiano. Com um olhar atento para as comunidades locais, o portal traz informações atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes e muito mais.

© 2024-todos os direitos reservados- Portal Raizes

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?