Um dos sites mais respeitados de Ilhéus, Bahia, o Boca News, teve links de matérias acopladas com uma frase inverídica e seu espaço online invadido nos últimos dias, o qual o invasor desferiu uma série de informações falsas referente a algumas figuras públicas da cidade.
Uma das vítimas do criminoso foi o secretário da Casa Civil, Vinicius Ibraan que teve o nome estampado no site com a frase que “seria preso a qualquer momento” e os links foram amplamente compartilhados em grupos de WhatsApp.
Ao perceber a gravidade, o CEO do Boca News tomou as providências e em seguida emitiu uma nota à população.
Confira na íntegra:
Nota Oficial do Boca News: Esclarecimento sobre Fake News envolvendo o secretário da Casa Civil de Ilhéus.
Venho a público esclarecer uma nota criminosa de fake news envolvendo o nome do Secretário da Casa Civil de Ilhéus, Vinícius Ibrann. A falsa matéria foi publicada por um hacker no site do Boca News, que vem sendo alvo de ataques por grupos articulados na região de Ilhéus e Itabuna.
A publicação, além de conter diversos erros grotescos de português, afirma — de forma leviana e mentirosa — que o secretário pode ser preso a qualquer momento. Trata-se de um absurdo sem fundamento. Já vi, no passado, um cidadão praticando esse tipo de pilantragem bem na minha frente — e o roteiro se repete.
Chama atenção que o mesmo título da nota forjada já havia sido visto há algum tempo em um blog sem relevância da cidade. O consórcio da desinformação tentou disfarçar o golpe, alterando a data e o título, mas o conteúdo reciclado e mal-intencionado é o mesmo. A estratégia é clara: repetir a mentira com roupagem diferente, na tentativa de enganar a opinião pública.
Informações obtidas apontam a existência de um verdadeiro consórcio da desinformação em Ilhéus, formado por blogs sem relevância, criados única e exclusivamente para atacar os parceiros da Prefeitura de Ilhéus, com foco especial no editor deste site, o Boca News. Esses blogs têm nomes e endereços conhecidos, e em breve seus responsáveis deverão ser chamados para prestar esclarecimentos à Polícia Federal.
Desde o início do governo do prefeito Valderico Júnior, a gestão vem sendo alvo de uma imprensa mal-intencionada que ficou de fora da folha de pagamento da prefeitura — e agora tenta sabotar a estabilidade institucional com calúnias e ataques orquestrados.
Redação