A Vara Criminal da Comarca de Conceição do Coité divulgou o calendário oficial das sessões do Tribunal do Júri que serão realizadas no segundo semestre de 2025. Estão previstas cinco sessões, com início nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, e encerramento no dia 3 de dezembro. Entre os processos, dois se destacam pela gravidade dos crimes e forte repercussão na região. As informações foram extraídas do site Calila Notícias
Os julgamentos ocorrerão no salão do júri do Fórum Durval da Silva Pinto, com acesso aberto ao público — o que reforça o princípio da transparência e o valor educativo do tribunal do júri. O juiz titular da Vara Criminal, Gerivaldo Alves Neiva, destacou a importância desses momentos para a sociedade e para estudantes de Direito.
“Conduzir um processo até o julgamento pelo Tribunal do Júri exige uma sequência de atos como audiências, produção de provas periciais e análise de recursos — tornando cada sessão um exercício importante de justiça e cidadania”, afirmou o magistrado.
Casos de destaque
Entre os processos que irão a julgamento, dois chamam atenção pela complexidade e impacto social:
O primeiro envolve um ex-policial militar acusado de matar dois frentistas, em abril de 2022, no bairro Sonho Meu, em Conceição do Coité. O crime, cometido enquanto o acusado estaria de folga e sob efeito de álcool, resultou na morte imediata de uma das vítimas e ferimentos graves em outra, que veio a óbito posteriormente.
O segundo trata do caso de um cabo da Polícia Militar acusado de homicídio e furto, ocorrido em julho de 2023, no município de Queimadas. Por decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, o julgamento foi transferido (desaforado) para Coité, por questões de segurança e imparcialidade. O processo também inclui a acusação de ter subtraído um celular da vítima após o crime.
Confira o calendário completo das sessões:
06 de agosto – Julgamento de W.P.C., acusado de tentativa de homicídio em 06/12/2020, na praça do povoado de Goiabeira, zona rural de Coité.
22 de outubro – Julgamento de M.F.S., acusado de tentativa de feminicídio e homicídio contra a companheira e a sogra, ocorrido em 15/05/2024, no bairro Cidade Jardim.
06 de novembro – Julgamento do cabo da PM acusado de homicídio duplamente qualificado e furto de celular, ocorrido em Queimadas, em 20/07/2023.
26 de novembro – Julgamento do ex-soldado PM acusado de duplo homicídio, ocorrido em 14/04/2022, no bairro Sonho Meu, em Coité.
03 de dezembro – Julgamento de um caso de feminicídio ocorrido em 04/02/2016, no bairro Alto da Colina. O acusado permaneceu foragido por vários anos e foi preso recentemente, possibilitando a realização do júri.
O juiz Gerivaldo Neiva ressaltou que a programação reflete o compromisso do Poder Judiciário com a celeridade e efetividade no julgamento de crimes contra a vida. “A realização dos julgamentos também representa uma oportunidade para que estudantes e operadores do Direito acompanhem de perto a aplicação do Direito Penal em sua forma mais emblemática: o júri popular”, concluiu.
Informações Calila Notícias
Foto: Calila Noticias