Um homem nascido na Paraíba e residente em Feira de Santana, interior da Bahia, demonstrou a importância da educação na sua vida e como ela seria um dos degraus para a transformação da realidade de muitas crianças e adultos.
Aos 29 anos, José Edimilson Matias Júnior é um dos gestores mais jovens da Carpe Diem, uma das redes de ensino mais conceituadas do país.
Matias, como é conhecido popularmente, pertence à unidade de Feira de Santana e se destaca pelo empenho e dedicação aos alunos.
Formado em Licenciatura em Letras, graduado em gestão escolar, especialização em Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais, Matias ingressou profissionalmente na carreira profissional há 12 anos.
“De início, me dediquei a entender as necessidades dos estudantes e a desenvolver projetos que os impactassem positivamente”, disse Matias.
Uma história que deu certo!
Ele disse à jornalista Rafaela Rodrigues que trabalhou em vários projetos e instituições, deixando muito conhecimento.
“Tive a oportunidade de desenvolver projetos sociais e culturais na África, sempre visando contribuir para o avanço educacional. Além disso, fundei e sou CEO do Espaço Pedagógico Inteligente, um projeto inovador em São Gonçalo dos Campos. Atualmente, sou diretor do Colégio Carpe Diem em Feira de Santana, onde concentro meus esforços em promover e fortalecer a qualidade do ensino”, relata.
EPI- São Gonçalo
A “nova casa” de Júnior faz todo sentido na tradução do nome Carpe Diem: Curta o momento!
Ele vive a educação intensamente, que tem uma proposta pedagógica, reconhecida pela certificação de qualidade ISO 9001. Esse método inovador já formou mais de 30 mil estudantes, proporcionando uma educação que ultrapassa o ensino tradicional, integrando carinho, cuidado e um ambiente acolhedor para todos os estudantes.
Equipe junto à diretora geral da Rede Carpe Diem
Provavelmente esse foi um dos motivos pelos quais Matias foi escolhido para assumir a Carpe, uma vez que é um profissional completo.
“Com certeza. Sempre acreditei que o ensino com metodologias ativas é um diferencial importante. Ele deve ir além do conteúdo tradicional, envolvendo inovação e práticas que conectem o aluno à realidade. Acredito que minha experiência na área educacional, minha capacidade de gestão e meu compromisso com um aprendizado acolhedor e eficiente foram fatores decisivos na minha escolha”, complementa.
Ele revelou ainda que foi um desafio assumir a direção escolar e alinhar a diversidade de ideias e práticas pedagógicas com uma visão unificada de excelência educacional.
“Minha gestão é pautada por um planejamento estratégico para o sucesso da empresa”, conta.
Cenário na educação brasileira!
“Avalio o cenário da educação no Brasil como algo que, por um lado, está em crescimento com a incorporação de tecnologias e inteligência artificial, trazendo mais dinâmica e eficiência ao ensino. Por outro lado, ainda existe uma necessidade urgente de um investimento mais significativo ao nível nacional para garantir que a educação seja, de fato, acessível a todos. A educação é um direito fundamental de cada indivíduo, e só com esforços conseguiremos alcançar os objetivos de uma educação inclusiva e de qualidade para todos”, afirma.
.
A recompensa!
Quando questionado sobre qual conquista foi mais satisfatória nesta nova empreitada, ele foi enfático:
“Cada sorriso, cada história de superação e cada resultado alcançado reafirmam meu propósito na educação. Esse sempre será a minha maior conquista”, finaliza.
Redação