As críticas em torno da retirada de um semáforo no centro de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia, continuam repercutindo entre moradores e motoristas. O equipamento foi removido durante os preparativos para a Micareta (01 a 04 de maio), a fim de permitir a passagem de um dos trios elétricos, mas, ainda não foi reinstalado após os festejos.
A ausência da estrutura tem gerado preocupação e comentários por parte de quem circula pelo local, especialmente devido ao risco de acidentes.
A jornalista Rafaela Rodrigues buscou esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Segundo o secretário Val Rios, a reposição do semáforo dependia de condições climáticas favoráveis, o que atrasou o serviço.
“Não é possível fazer soldagem sob chuva. A fixação da estrutura é feita por emenda com tubo e solda, e esse tipo de trabalho, além de envolver máquinas elétricas, representa risco de choque elétrico tanto para o profissional quanto para outras pessoas próximas”, explicou o secretário.
Val acrescentou que, além da reinstalação física, será necessário o trabalho de técnicos para reprogramar o sinal. Esse processo também depende da alimentação elétrica, o que exige atenção especial após o reposicionamento do equipamento.
A previsão para o início do serviço, na noite desta quarta-feira (14). Enquanto isso, o que resta à população é redobrar a atenção ao circular pela área, evitando acidentes até que a situação seja normalizada
Redação
Fotos: Raimundo Mascarenhas/ Calila Noticias