Apesar de não ter chovido em Conceição do Coité até a publicação desta reportagem, por volta das 21h desta sexta-feira (05), muitos moradores registraram a presença de raios e trovões em diferentes pontos da cidade.
Uma das ocorrências assustou um casal residente no bairro Casas Populares. Um coqueiro localizado no quintal do imóvel foi atingido por um raio e acabou pegando fogo.
A coiteense Silvane Rodrigues, que estava em casa no momento, contou que foi surpreendida pelo estrondo.
“Eu tinha chegado de Coité e estava limpando a casa quando aconteceu o estrondo. Corri, abracei meu marido e perguntei: ‘o que foi isso?’. Ele respondeu que era um raio, mas achou que não tinha sido perto. Aí o vizinho do primeiro andar avisou que o coqueiro estava pegando fogo”, disse a mulher em entrevista a jornalista Rafaela Rodrigues.
Ao perceber o risco, vizinhos se mobilizaram e utilizaram baldes de água e mangueiras para conter o incêndio no coqueiro. Felizmente, ninguém ficou ferido e o fogo não se alastrou para outras áreas.

PUBLICIDADE
Mesmo com o episódio sem danos maiores, o alerta fica para a população. Descargas elétricas podem atingir até 30 mil graus Celsius, de acordo com informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e causar queimaduras graves, incêndios, danos a equipamentos eletrônicos e até morte.
Como se prevenir durante episódios com raios
Evite ficar em áreas abertas, como campos e quintais;
Não se abrigue embaixo de árvores;
Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada;
Evite utilizar celular conectado ao carregador;
Não utilize chuveiros ou torneiras elétricas durante fortes descargas;
Se estiver na rua, busque abrigo em construções seguras, nunca sob estruturas metálicas.
Redação
Informações sobre raios/INPE
Foto/ raio: Ilustração
Vídeo: Redes sociais



![800x200[1]](https://portalraizes.com.br/wp-content/uploads/2024/12/800x2001-700x100.png)



















![Card-Matrícula_02[1]](https://portalraizes.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Card-Matricula_021.png)







