Dengue em Coité: 40 casos confirmados e número de suspeitas ultrapassam 180; vigilância faz alerta

A cidade de Conceição do Coité, com pouco mais de 67 mil habitantes, registrou 40 casos de dengue entre janeiro e dezembro de 2024 e 186 notificações de suspeita da doença, sem mortes.

De acordo com as informações obtidas pela jornalista Rafaela Rodrigues junto à coordenação epidemiológica da cidade, a quantidade de notificações não confirma a doença, uma vez que muitos pacientes não fizeram o exame laboratorial. 

Conforme a enfermeira e coordenadora, Alice Sampaio, houve um aumento significativo de pessoas com suspeita, sendo a faixa etária de 07 a 60 anos.

Publicidade

Alice disse, ainda, que não houve registro de outras arboviroses, como zika e chikungunya. 

“A vigilância epidemiológica vem como atividades educativas nas escolas, nas visitas dos agentes de endemias nas localidades, fazendo atividades de bloqueios contra a proliferação do mosquito”, informa Alice.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Há quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e, no momento, ainda não há medicamentos específicos para o vírus.

Sintomas

“As pessoas que apresentarem os sintomas característicos da doença devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para serem notificadas e serem encaminhadas para os exames”, explica Alice.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38,5 °C.

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos.

Mal-estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

Publicidade

A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso, pode levar até à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40 °C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos, também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção.

Para evitar a dengue, é possível:

Eliminação de criadouros.

A melhor forma de prevenir a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Para isso, é possível:

Esvaziar garrafas, potes, vasos e pneus.

Limpar calhas e retirar folhas e galhos que impeçam a água de correr.

Manter a caixa d’água fechada e limpa.

Colocar areia nos pratos de vasos de plantas.

Amarrar bem os sacos de lixo.

Não acumular entulho e sucata.

Trocar a água do pote do animal de estimação com frequência.

Cobrir piscinas que não estão em uso..

Tampar ralos.

Vacinação.

A vacina Qdenga é uma das principais vacinas contra a dengue, com eficácia de 80%.

Repelente.

Usar repelentes com concentração acima de 20% de Icaridina ou de 30% a 50% de DEET para garantir proteção de longa duração.

Telas e mosquiteiros.

Instalar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama.

Redação com informações sobre a doença Gov

Compartilhe:

Sobre

O Portal Raízes é a sua porta de entrada para as notícias mais relevantes do interior baiano. Com um olhar atento para as comunidades locais, o portal traz informações atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes e muito mais.

© 2024-todos os direitos reservados- Portal Raizes

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?