Uma mandioca de 1 metro de comprimento, 24 centímetros surpreendeu a família do repentista coiteense, Miudinho da dupla com Passarinho, ao colher na tarde deste sábado (12), na Fazenda Tiririca, região do povoado de Laginha, em Conceição do Coité.
Em entrevista à jornalista Rafaela Rodrigues, Aloísia Bispo de Oliveira, 73 anos, conhecida como Luizinha, esposa de Miudinho, disse que ficou espantada quando tentou arrancar a mandioca e não conseguia retirar totalmente.
“Em toda minha vida morando nessa região, nunca imaginei colher um aipim (mandioca) nessa proporção e ainda ficou uma parte enterrada”, disse a idosa.
Com a novidade, a filha de Luizinha correu ao local e chamou seu esposo para pegar uma fita métrica para confirmar o cumprimento.
Filho de dona Aloísia
“Foi muito engraçado quando confirmamos o tamanho porém, não tínhamos a balança para fazer a pesagem. Miudinho estava em outra parte da roça, mas, quando ouviu os gritos, chegou ao local e foi só alegria”, relata.
Luizinha contou ainda que faz o plantio para o consumo da família e com essa mandioca gigante irá distribuir para todos os familiares.
“Vi que a qualidade está ótima e irei repartir. Espero que venham outras raízes desse tamanho”, finalizou aos risos.
Fatores que influenciam o tamanho da mandioca: tipo de solo, adubação, predisposição genética da planta, sazonalidade das chuvas e tempo que a mandioca fica no solo.
Redação Portal Raízes/ colaboração Brenda Nunes
Fotos: Arquivo pessoal