A Polícia Civil da Bahia identificou e indiciou o responsável por um perfil em redes sociais utilizado para disseminar fake news, ataques pessoais e conteúdos difamatórios contra moradores, servidores públicos e políticos do município de Santa Bárbara. A investigação apurou que o perfil _fofocasantabarbaracity foi usado de forma sistemática para propagar desinformação e atingir a honra de diversas pessoas.

PUBLICIDADE
Conduzido pelo delegado titular Edemir Luchini, com apoio do Setor de Investigação (SI) da Delegacia Territorial de Santa Bárbara e do Núcleo de Inteligência (NI) da 15ª Coorpin, o inquérito apontou como suspeito um homem de iniciais V. R. C., indiciado pelos crimes de injúria, difamação e disseminação de fake news em ambiente virtual.

PUBLICIDADE
Segundo informações obtidas pelo Portal Raízes junto a Polícia Civil, o perfil publicava conteúdos sensacionalistas e ofensivos, atingindo especialmente servidores públicos e agentes políticos locais.
Em um dos trechos investigados e obtidos pelo Portal Raizes, houve postagem fazendo menção direta a aspectos da vida pessoal do gestor municipal, extrapolando o debate público e invadindo a esfera privada, o que reforçou a gravidade das condutas atribuídas ao responsável pelo perfil.

PUBLICIDADE
Durante as apurações, equipes realizaram diligências e empregaram técnicas avançadas de rastreamento digital, que permitiram chegar à origem das postagens. Testemunhas foram ouvidas, e outros possíveis envolvidos na criação e administração de perfis falsos também foram mapeados.

PUBLICIDADE
O Portal Raízes descobriu ainda que, após ser identificado e procurado, o suspeito chegou a negar ser o autor das publicações, tentativa que foi confrontada com provas técnicas reunidas ao longo da investigação.
O inquérito encontra-se em fase final de conclusão e, após sua consolidação, será encaminhado ao Poder Judiciário para adoção das medidas legais cabíveis.
Em nota, a Polícia Civil da Bahia reforçou que seguirá firme no combate aos crimes cibernéticos, na proteção da honra das pessoas e no enfrentamento à desinformação, deixando claro que o ambiente digital também está sujeito à lei.
Redação
Foto: Ilustração/montagem/ Portal Raízes



![800x200[1]](https://portalraizes.com.br/wp-content/uploads/2024/12/800x2001-700x100.png)






















![Card-Matrícula_02[1]](https://portalraizes.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Card-Matricula_021.png)




