PM apreende 12 motos sucatas e um carro em Conceição do Coité no fim de semana

Com o aumento dos acidentes envolvendo motocicletas conhecidas popularmente como “sucatas”, a Polícia Militar tem intensificado as fiscalizações em Conceição do Coité, na região sisaleira. Um dos casos mais graves ocorreu no último sábado (16), quando um homem ficou em estado grave após colidir contra um carro e, em seguida, bater em uma árvore.

PUBLICIDADE

De acordo com informações apuradas pelo Portal Raízes, somente no último fim de semana (16 e 17 de agosto) foram apreendidas 12 motos e um carro, todos considerados sucatas.

A situação preocupa a corporação, já que a maioria dos acidentes registrados nos últimos meses envolveu condutores que estavam a bordo desse tipo de veículo irregular.

Leia também:Coité: Número de apreensões de motos sucata reforça alerta á população: Circular com esses veículos pode causar pena de 4 a 8 anos e multa

Motociclista sofre suspeita de traumatismo craniano em acidente na zona rural de Conceição do Coité

Em março de 2025, o Portal Raízes já havia alertado sobre a alteração trazida pela Lei nº 14.562, sancionada em abril de 2023. Antes da mudança, apenas a adulteração de sinais identificadores de veículos automotores era considerada crime. Com a atualização, trafegar com veículos classificados como sucata também passou a ser enquadrado como crime, com pena prevista de quatro a oito anos de reclusão, além de multa.

Na prática, motos sucatas são veículos sem documentação, que não podem ser legalizados nem voltar a circular. Eles devem ser destinados apenas ao desmanche, mas, de forma irregular, acabam sendo colocados novamente nas ruas, aumentando os riscos de acidentes e até sendo utilizados em atividades criminosas.

O comandante da Região Nordeste da Polícia Militar, coronel Macedo Júnior, explicou que muitas dessas motocicletas são utilizadas para crimes, enquanto outras, colocadas em circulação de forma irregular, acabam se tornando protagonistas de tragédias no trânsito.

Coronel Macedo

“Já determinei que a fiscalização continue de forma rigorosa sobre motos sucatas, roubadas e sem placa. Não é admissível que leitos hospitalares sejam ocupados por acidentes que poderiam ser evitados, fruto da irresponsabilidade de alguns indivíduos”, afirmou o coronel.

Ele destacou ainda que, durante o período em que esteve no comando do 16º Batalhão de Polícia Militar, conseguiu reduzir em 80% as internações hospitalares relacionadas a acidentes de trânsito, resultado direto das operações de fiscalização.

Redação

Compartilhe:

Sobre

O Portal Raízes é a sua porta de entrada para as notícias mais relevantes do interior baiano. Com um olhar atento para as comunidades locais, o portal traz informações atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes e muito mais.

© 2024-todos os direitos reservados- Portal Raizes