CAPS de Coité realiza 350 atendimentos semanais e tem mais de 5 mil pacientes cadastrados: “Um aumento expressivo”

Uma pesquisa realizada pela jornalista Rafaela Rodrigues, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dourival Ramos Filho, revelou que cerca de 5.152 pacientes ativos estão atualmente cadastrados no órgão em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia.

De acordo com a coordenadora do CAPS, Adriana Gordiano, os atendidos são destinados aos  coiteenses de todas as faixas etárias, que apresentam transtornos mentais moderados, graves e persistentes.

Adriana Gordiano

“Atendemos também pessoas com sofrimento ou transtornos mentais decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, como também, em situações de crise que envolvem conflitos relacionais, rupturas familiares, comunitárias, limites de comunicação e/ou impossibilidades de convivência”, explica Adriana.

Publicidade

O CAPS realiza cerca de 70 atendimentos diários, totalizando aproximadamente 350 consultas semanais, podendo, acrescer um pouco mais, mediante necessidade.

Serviços oferecidos pelo CAPS

Adriana detalha que os serviços incluem:

* Acolhimentos iniciais diários.

* Psicoterapia semanal e/ou quinzenal.

* Atendimento médico psiquiátrico.

* Orientações e atendimentos familiares.

* Visitas e atendimentos domiciliares, que buscam assegurar o cuidado em saúde mental, reduzir estigmas e promover a aceitação do tratamento.

* Atividades extramuros

* Oficinas, como:

* Grupos terapêuticos, que estimulam comunicação, expressão, autonomia e prevenção à saúde integral (quinzenais).

* Grupos terapêuticos de redução de danos para dependentes químicos (quinzenais).

* Oficina de Arteterapia, que utiliza a arte para auxiliar na expressão emocional, promover saúde e qualidade de vida (semanais).

Publicidade

* Oficina de motricidade, focada em coordenação motora, concentração, equilíbrio, memória, e outros aspectos (semanais).

A jornalista Rafaela Rodrigues constatou ainda que o número de pessoas buscando tratamento em saúde mental pode ser ainda maior, considerando o cuidado integrado entre, Atenção Básica (UBS), Ambulatório (Centro de Especialidades) e clínicas particulares no município.

Publicidade

Cenário pós-pandêmico e desafios sociais

Adriana pondera que, o aumento expressivo de casos relacionados a transtornos psíquicos pode estar ligado ao cenário pós-pandêmico e ao ritmo acelerado da sociedade, que impõe muitas demandas e compromete, em diversos casos, a saúde mental.

Orientações para evitar desequilíbrios emocionais

Adriana também orienta a população sobre medidas preventivas:

“Uma das mais eficazes e imprescindíveis é a terapia, tanto para prevenção quanto para o tratamento de transtornos mentais”. É importante que todos procurem terapia em algum momento da vida.

Além disso, adotar hábitos saudáveis, como:

* Reservar tempo para o autocuidado.

* Praticar atividades físicas regularmente.

* Ter uma alimentação equilibrada.

* Manter uma rotina organizada.

* Cultivar relacionamentos saudáveis.

* Buscar ajuda, sempre que preciso, e reitero que, nós, enquanto CAPS, estamos aqui para acolhê-los e prestar todo o cuidado necessário”, finaliza Adriana.

Endereço do CAPS I Dourival Ramos Pinto

Rua- Antônio Araújo, 201

Redação

Compartilhe:

1 Comentários

  • Simone

    Ansiedade a doença do século

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:

Sobre

O Portal Raízes é a sua porta de entrada para as notícias mais relevantes do interior baiano. Com um olhar atento para as comunidades locais, o portal traz informações atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes e muito mais.

© 2024-todos os direitos reservados- Portal Raizes

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?