O lavrador coiteense Izaias Silva, de 39 anos, tem conquistado destaque por sua forma talentosa de retratar, em textos, histórias do sertão nordestino, especialmente de Conceição do Coité. Residente no distrito de Salgadália, na Bahia, Izaias acumula quase 50 mil seguidores nas redes sociais, por meio de sua página intitulada “Lá no Meu Sertão”.
Em entrevista ao Portal Raízes, Izaias compartilhou que o desejo de narrar essas histórias surgiu da vontade de dar visibilidade às pessoas do sertão, que muitas vezes permanecem invisíveis aos olhos do mundo. “Sempre gostei de escrever e, através da internet, consigo compartilhar o conteúdo para que o povo aprecie a vida do sertanejo”, disse ele.
Influências e paixão pela poesia
Izaias revelou que a veia artística da sua família foi fundamental para sua paixão pela escrita. Sua mãe canta na igreja e seu pai é amante do samba de roda, o que, segundo ele, contribuiu para seu amor pela arte da poesia. “Quando escrevo, coloco meus melhores sentimentos, para que as pessoas sintam prazer na leitura. É algo que eu amo, e meus pais se orgulham muito disso”, contou emocionado.
Superando o preconceito e os desafios
Apesar das dificuldades impostas pelo analfabetismo, que ainda é um grande desafio no Brasil, sobretudo nas áreas rurais, Izaias conseguiu conciliar o trabalho na roça com os estudos. Ele concluiu o Ensino Médio, mas ainda enfrentou preconceito e descrédito.
“Houve uma situação em que fiz uma música com o cantor Del Feliz, e algumas pessoas não acreditaram que a composição fosse minha. Chegaram a pensar que havia sido criada por alguém com mais dinheiro, e não por um homem da roça”, lamenta.
Mesmo diante de várias situações constrangedoras ao longo de sua vida, Izaias prefere focar nos aspectos positivos. Ele valoriza o apoio de seus milhares de seguidores, que apreciam e reconhecem seu talento. “Eu me apego às coisas boas! Sempre existirão críticas, mas continuo em frente, porque a vida não é só feita de portas abertas”, concluiu.
Conheça o trabalho de Izaias Silva
Para conhecer melhor o trabalho de Izaias e se encantar com suas histórias, basta acessar sua página “Lá no Meu Sertão” nas redes sociais e a poesia sobre o distrito onde ele reside.
Link: Youtube
https://youtube.com/@salgadalia?si=d_n-9HKWavqH_Skq
Salgadália❤ De Amor e Encantos!
Salgadália tão linda e bela!
— A querida Salgadália, vive um tempo de glória, o seu povo devagar, vai contando a sua história.
Do seu movimento, não sente nenhum tormento, tem a cadência e a força, dos planos dos Salgadenses.
— Quando chego em Salgadália, todo ser vivo me acalma, ergo o peito e estufo a alma, abro o meu contentamento, acaba-se o meu sofrimento.
Restauro perdas e danos, dos traumas tristes e urbanos, que minha mente revela e o meu coração faz pouso nela…
— Os filhos de Salgadália, vivem no vai e vem quando chegam, daqui não querem sair, e quando precisam voltar, lembram dos que ficaram aqui, levam em suas memórias, as histórias de outrora, dos amigos de infância, histórias da linha férrea, Maria-Fumaça e a velha estação de trem.
— Na Praça São José, nos tempos de São João, temos alvorada e quadrilhas, bandeiras, fogos e balões. Adornos com bons enfeites, aqui se ver o deleite de festejos profanos, e nos bares cotidianos, não há brigas, nem querelas.
Salgadália tão linda e bela!
–Na Praça Raimundo Ferreira, bem próximo à Praça da Feira, a cultura se faz presente, tem prosa e verso, tem cantador de repente, tem histórias comoventes, dos brancos, índios e negros, todos filhos dessa gente…
— Sua Igreja altameira,erguida nas planícieis dessas terras, tem um povo hospitaleiro, que estiam sua bandeira, soberbos e soberanos, que carregam os seus sonhos e encantos, sem cultivar desenganos, e declaram o amor por ela…
Salgadália tão linda e bela!
— Tão bela quanto o campo de Dálias, esplêndida e exuberante, és a Serra do Mucambo, tem também o açude extrema e o adorado corte-grande, o mágico Rio Capivara e também Rio Caraíba, e sua majestade Pedra Vermelha.
Oh que linda e tão fraterna, és a Terra dos meus Pais!
— Aos ilustres filhos desse solo, tenho um pedido à fazer:
Por mais que os dias pareçam difíceis, carreguem sempre sorrisos e alegria, que é a nossa marca registrada, não deixem roubarem nossos sonhos, porquê por mais tempos que passem, Salgadália viverá linda e singela, pois Salgadália és tão linda e bela…
Salgadália sua história já passa dos 100 anos!
.
Autor-Matuto Izaias Silva
23-06-2024