Os moradores do povoado de Malhador, localidade de Conceição do Coité, viveram momentos de diversão com o resgate da Gincana Juventude que aconteceu neste domingo (02).
A gincana foi organizada pela comunidade sob a coordenação e o apoio do coordenador do departamento de Juventude do município, Márcio Bary que auxiliou nas habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais que ficaram adormecidas durante anos quando as gincanas eram tradicionais nos quatro cantos da cidade.
Nas provas, os alunos arrecadaram alimentos para doações, promoveram bloquinho carnavalesco, participaram de um desfile de moda, jogo de futebol e até mesmo a terceira idade teve a oportunidade de reviver a infância ao andar de velotrô.
“Foi um momento de muita diversão e interação para a comunidade, uma vez que conseguimos reunir a família do povoado de Malhador, seja ela criança, jovem, adulto, idoso ou com deficiência. Essa gincana foi a primeira vez que aconteceu na comunidade. A relevância dessa interação entre os jovens é crucial quando você envolve todo o corpo. Colocamos a família para interagir, participar, se envolver nas provas elaboradas pelo departamento de juventude”, disse entusiasmado Márcio Bary.
No entanto, o que chamou a atenção foram as regras impostas pela coordenação, que enfatizam, sobretudo, o respeito que deve ser aplicado no dia a dia.
Conforme as normas, todos os envolvidos devem agir com respeito e espírito esportivo. Qualquer tipo de agressão verbal, física ou desrespeito poderia resultar na eliminação do participante, ou da equipe.
A coordenação também condenou qualquer tentativa de fraude, como burlar as regras ou prejudicar outra equipe, o que resultaria na perda de pontos ou na eliminação da gincana, dentre outras obrigações.
Embora uma equipe tenha vencido o jogo, é evidente que a comunidade levou a melhor, demonstrando simpatia, felicidade e inteligência durante a atividade recreativa que está retornando com força aos bairros e localidades de Coité.
Redação Portal Raízes
Foto: Arquivo